As camisolas do Sporting da década 2010 - listadas, Stromp, e alternativas
Esta página mostra camisolas do Sporting Clube de Portugal da década de 2010. Estão aqui equipamentos listados, Stromp e alternativas, e de guarda redes, de jogo (usadas por jogadores em campo, ou camisolas da equipa preparadas para jogadores que ou ficaram no banco ou não foram convocados), e réplicas (os normais equipamentos ou camisas comprados por ex. na Loja Verde do Sporting).
Equipamentos do Sporting na temporada de 2010/2011
A Puma, já fabricante do equipamento do Sporting nos anos 2000, continuou a inovar nesta época, apresentando uma camisola nova diferente mas bonita em 2010 2011, em que os elementos novos introduzidos nas camisolas do Sporting Clube de Portugal se conjugam para fazer equipamentos novos e modernos. Sobretudo vestidos, e apesar de se manterem os rectângulos brancos na frente, assentam muito bem nos jogadores.
Mostramos aqui apenas uma camisola listada, uma Stromp, e um equipamento alternativo. Clique aqui para ver todas as camisolas do Sporting de 2010 2011, incluindo muitas camisolas usadas em jogo.
Sporting Clube de Portugal
2010/2011
Sample da Puma, adquirida em Março de 2010, meses antes da apresentação oficial da nova camisola (1 de Julho de 2010). Esta foto foi copiada em dezenas de blogs e sites.
Sporting Clube de Portugal
2010/2011
Camisola do Sporting Stromp. As réplicas de 2011/12 são iguais. Aliás, são exactamente as mesmas.
Sporting Clube de Portugal
2010/2011
Equipamento alternativo O leão no ombro torna-se mais visível com a camisola suada.
Sporting Clube de Portugal
2010/2011. Quarta camisola, terceira alternativa: equipamento de reserva para a Liga Europa. Personalizada com o nome do Stojkovic. Estas camisolas nunca foram postas à venda. Foram usadas em dois jogos fora (Rangers e Levski Sofia). Não é de jogo
A camisola do Sporting em 2011 2012 - um clássico
A Puma conseguiu fazer uma nova camisola do Sporting 2011 2012 simplesmente clássica, como não havia desde o Centenário do Clube. As iniciais do Clube voltaram a estar em cima do emblema, como mandam os Estatutos do Sporting Clube de Portugal. Tal como na época anterior, o tom de verde afasta-se muito ligeiramente do "verde Sporting"
O equipamento Stromp é igual ao da época anterior, com diferenças nos equipamentos de jogo usados pelos jogadores do Sporting em campo.
A nova camisola alternativa foi branca, com detalhes em verde fluorescente. Note-se que pelo menos a equipa de futsal utilizou em jogos oficiais a camisola de treino preta como camisola de jogo.
Mostramos aqui apenas uma camisola listada, uma Stromp, e um equipamento alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2011 2012, incluindo muitas camisolas usadas em jogo.
Sporting Clube de Portugal
2011/2012
Camisola do Sporting 2011 2012, usada por Xandão no jogo fora contra o Manchester City 15 de Março de 2012.
Sporting Clube de Portugal
2011/2012
Equipamento Stromp do Sporting. As réplicas de 2010/11 são iguais, só se pode diferenciar as de jogo, pelo tipo de letra.
Sporting Clube de Portugal
2011/2012. Camisola alternativa player issue, comprada na Loja Verde. O Sporting vendeu nesta época pela primeira vez camisolas exactamente iguais às dos jogadores, embora sem patrocínios. Há inúmeras diferenças em relação às réplicas.
Sporting Clube de Portugal
2011/2012
Camisola alternativa preta do Sporting 2011 2012, vestida por João Pereira no jogo fora da Taça da Liga contra o Rio Ave 02/01/2012
O equipamento do Sporting em 2012 2013 - renovação com a Puma
Com o contrato iniciado em 2006/07 a chegar ao fim em 2011/12, em Janeiro de 2012 foi anunciado que o contrato com a Puma foi renovado, mas apenas para o futebol profissional, o futebol de formação e o futsal.
Os novos equipamentos listados e alternativos de 2012/13 foram apresentados em 1 de Julho, dia em que se ficou também a saber que não haveria novas camisolas Stromp, pela primeira vez desde 1996. O patrocínio mudou, com o rectângulo azul da tmn a ser substituído pelo patrocínio em negro da meo.
Como nota negativa, o verde usado nas camisolas continuou azulado, longe do "verde Sporting".
As camisolas alternativas são muito inovadoras, com uma cor de laranja a surpreender os sportinguistas! Foi assim retomada a prática iniciada em 1998 de usar nas camisolas alternativas cores que não pertencem às cores normalmente usadas pelo Sporting.
Mostramos aqui apenas uma camisola listada e um equipamento alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2012 2013, incluindo muitas camisolas usadas em jogo.
Sporting Clube de Portugal
2012/2013
Camisola de jogo do Sporting listada usada por Carriço num jogo da Liga Europa
Sporting Clube de Portugal
2012/13. Equipamento Stromp, sample. Não se venderam equipamentos Stromp nesta época
Sporting Clube de Portugal
2012/2013
Nova camisola alternativa do Sporting 2012/13 de mangas compridas, cor de laranja, da Loja Verde.
Camisolas do Sporting em 2013 2014 - o regresso do buraco verde
No último ano coberto pelo contrato em vigor com a Puma, esta marca conseguiu mais uma vez fazer camisolas muito bonitas!. As camisolas listadas em si são muito parecidas com as de 2011/12, a maior diferença é a gola, que nessa época foi redonda e agora é em bico. Para além disso, incompreensivelmente voltou-se a ter um buraco verde nas costas, com um remendo de tecido verde a interromper as listas.
Voltou a não ser feito o equipamento Stromp, apesar de ter voltado a aparecer, pelo menos no dia da apresentação dos novos equipamentos. Esteve à venda, mas nem sempre, na Loja Verde. A versão normal não vinha com patrocínio.
Os equipamentos alternativos voltam a ser muito inovadores, com uma cor que, mais uma vez, foge ao habitual verde/branco/negro que foi usado nos anos anteriores a 2012/13 nas camisolas alternativas do Sporting.
Mostramos aqui apenas uma camisola listada e um equipamento alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2013 2014.
Sporting Clube de Portugal
2013/2014
Equipamento usado pelo Ricardo Esgaio na final da Taça de Honra contra o Estoril a 21 de Julho de 2013
Equipamentos do Sporting em 2014 2015 - um novo fabricante
Após acabar a extensão do contrato com a Puma, o Sporting apostou em algo totalmente novo: um fabricante italiano, a Macron. Com um contrato de três anos, o Sporting apostou no design italiano e numa marca em ascensão. O Sporting conseguiu algo de inédito nos últimos anos, mantendo totalmente o segredo sobre as novas camisolas até estas aparecerem no site oficial e serem apresentadas na I Gala Sporting.
A qualidade dos equipamentos é excelente, com tecido e acabamentos de topo. No entanto, os equipamentos tornaram-se imediatamente muito controversos, principalmente devido à utilização de calções verdes no equipamento principal, algo que anteriormente só tinha acontecido no Sporting por duas vezes, e ambas por engano (uma com a Hummel, e outra com a Adidas). As costas são totalmente em verde, sem uma única lista branca, o que acontece pela primeira vez na nossa história. Por outro lado, o tom de verde é bonito, mas muito claro.
A camisola alternativa é excelente a todos os níveis, amarela tal como o tinha sido no primeiro ano da Puma, mas com detalhes muito bons.
Um ponto muito positivo dos novos equipamentos é o regresso da camisola Stromp, que há muito andava desaparecida. O modelo apresentado é simples e clássico como um equipamento Stromp deveria sempre ser.
Mostramos aqui apenas uma camisola listada e um equipamento alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2014 2015.
Sporting Clube de Portugal
2014/15. Camisola Stromp personalizada William Carvalho. Adquirida na Loja Verde
Sporting Clube de Portugal
2014/2015
Equipamento alternativo, feito pela Macron
Com agradecimentos a Hugo Costa
Sporting Clube de Portugal
2014/15, camisola da Champions League, com patch da Champions. Adquirido na Loja Verde
Com agradecimentos a Hugo Costa
Os equipamentos do Sporting em 2015 2016
A Macron continuou a ser o fabricante oficial da camisola do Sporting em 2015/16. Tem um verde muito bonito... e gostamos muito dos calções brancos. Os equipamentos do Sporting desta época melhoraram muito relativamente à época anterior, que tinha sido a primeira da Macron. O verde da camisola listada passou a ser 100% correto, inspirado no verde das clássicas Le Coq Sportif. Já passaram muitos anos, portanto pensamos não haver problema em dizer: em fins de 2014 o verdebranco foi chamado a Alvalade com o pedido de trazer camisolas antigas. Lá fomos, com duas caixas cheias, que estendemos numa sala de reuniões, discutindo com os responsáveis temas diversos, mas sobretudo qual seria o verde mais adequado. Passado um pouco chegou o Presidente Bruno de Carvalho, que claramente tinha dado instruções para desta feita se acertar em cheio na cor. Viu com interesse camisolas clássicas, e entre pequenas variações de diversas LCS, Hummel e outras, escolheu o que o verdebranco também aconselhou: uma LCS magnífica, com um verde magnífico. E foi isso mesmo que ficou.
A camisola alternativa foi em listas preto/prateado, inspirado tanto no equipamento listado verde/branco como num tom raramente usado pelo Clube. O Stromp foi clássico e sóbrio, como convém: espectacular.
Mostramos aqui apenas uma camisola listada e um equipamento alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2015 2016.
Sporting Clube de Portugal
2015/16. Camisola do Sebastián Coates usada na segunda parte do jogo contra o Arouca de 19/03/2016. As camisolas foram vendidas, com a verba a reverter para a Missão Pavilhão
A nova camisola do Sporting em 2016 2017
A camisola listada desta época não fugiu à regra que tinha sido instaurada na época anterior, e que iria perdurar vários anos: recusa de inovações radicais, respeito pelo ADN leonino. A gola, branca na época transacta, ficou preta. O Stromp não mudou. A camisola alternativa foi uma suspresa: completamente preta com detalhes em verde fluorescente, e com algo muito na moda a nível mundial: um emblema monocromático. Pode ficar bem e ser moderno, mas o verdebranco não gosta muito, prefere o emblema oficial com as suas cores. Uma grande surpresa foi a introdução de um quarto equipamento, para a Champions.
Mostramos aqui apenas uma camisola listada, uma Stromp, um equipamento alternativo e um Champions. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2016 2017.
A camisola do Sporting em 2017 2018
Os equipamentos do Sporting na época 2017/18 foram apresentados na Gala Honoris Sporting. A Macron manteve-se como fabricante, voltando a fazer um trabalho excelente. Como vinha sendo hábito, o equipamento listado continuou simples e clássico, mantendo, como de há muitos anos para cá, as costas quase totalmente verdes. O equipamento Stromp manteve-se igual ao da época anterior. A camisola alternativa surpreendeu tudo e todas, tornando-se conhecida a nível mundial com notícias na imprensa internacional.
Mostramos aqui apenas uma camisola de cada modelo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2017 2018.
Sporting Clube de Portugal
2017/18. Camisola do Adrien usada no Troféu 5 Violinos contra a Fiorentina, a 29 de julho de 2017. O Sporting ganhou 1-0.
Sporting Clube de Portugal
2017/18. Camisola alternativa, desenhada pelo adepto Luís Silva. Com o Lema do Clube em Braille, e frases em Morse (Ganhem por Nós, Amo-te Sporting). À venda na Loja Verde
O sequipamentos do Sporting em 2018 2019
Os equipamentos do Sporting de 2018/19 continuaram a ser feitos pela Macron. Na camisola listada e nas de guarda-redes vê-se o emblema antigo. O Stromp foi o mesmo pelo quarto ano consecutivo. A camisola alternativa foi em padrão cinzento com emblema monocolor. Houve ainda uma camisola de reserva branca usada num jogo da Liga Europa.
Mostramos aqui apenas uma camisola de cada modelo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2018 2019.
Sporting Clube de Portugal
2018/19. Camisola de reserva branca do Nemanja Gudelj, preparada para o jogo Vorskla-Sporting de 4 de outubro de 2018
Com agradecimentos ao Sporting Portugal Shirts
O novo equipamento do Sporting em 2019 2020
Os equipamentos do Sporting aqui estão! A nova camisola do Sporting para 2019/20 é novamente feita pela Macron. Depois de quatro anos com o mesmo modelo de camisola Stromp, nesta época foi apresentado um novo equipamento Stromp, extremamente bem conseguido, e com o emblema antigo. A camisola listada e a alternativa têm um pequeno bico na gola,com a forma do novo logo da Macron. As camisolas de guarda-redes foram cinzenta e amarela, como de costume.
Mostramos aqui apenas uma camisola de cada modelo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2019 2020.
Clique aqui para ver a nova camisola do Sporting