Sporting - A camisola do Sporting no século XXI - os grandes campeões
Esta página mostra a camisola do Sporting Clube de Portugal ao longo da primeira década do Século XXI. Encontra aqui camisolas às riscas, Stromp, alternativas, e de guarda-redes, de jogo (ou seja, usadas em competição por jogadores do Sporting em campo, ou preparada para um jogador que ou ficou no banco ou não foi convocado), e réplicas (os normais equipamentos ou camisas comprados por ex. na Loja Verde do Sporting).
O Século XXI começou muito bem, com a conquista do Campeonato Nacional após 17 anos de jejum. Como essa época foi 1999/00, encontra as camisolas correspondentes na página dos anos 1990. Pouco depois, em 2001/02, voltámos a ganhar o campeonato (e a Taça e a Super-Taça), mas o resto da década trouxe "apenas" uma final perdida da Taça UEFA, duas conquistas da Taça de Portugal, e ainda duas Super-Taças.
A camisola do Sporting em 2000/2001: de novo o escudo de campeão
A década iniciou-se mantendo o fabricante Reebok, que permaneceu até ao Centenário do Sporting, tendo feito nessa época (último ano do seu contrato) algumas das mais conseguidas camisolas do Sporting das últimas décadas. A camisola às riscas seguiu o estilo das camisolas das duas épocas anteriores, com alguma pequena evolução sobretudo a nível da gola, e ainda em outros detalhes.
Aqui só mostramos uma camisola listada, uma Stromp, e uma alternativa. Clique aqui para ver todas as camisolas do Sporting de 2000 2001.
Sporting Clube de Portugal
2000/2001
Camisola Stromp personalizada com nome e número de jogador de Ricardo Quaresma, que neste ano actuou nos júniores e na equipa B. Tem um patch da Liga mas é réplica
A camisola do Sporting em 2001/2002 - outra vez campeão, ano de dobradinha e Supertaça
A partir desta 2001/02 começou a ser introduzido o novo símbolo do Clube, coexistindo camisolas com o emblema antigo e camisolas com o novo. No entanto, nas camisolas de futebol a sigla do Clube, SCP, não foi incluída por cima do novo emblema, o que contraria os Estatutos do Sporting.
Aqui só mostramos uma camisola listada, uma Stromp, e uma alternativa. Clique aqui para ver todas as camisolas do Sporting de 2001 2002.
Sporting Clube de Portugal
2001/2002, camisola Stromp
Campeão nacional e vencedor da Taça e da Supertaça
Sporting Clube de Portugal
2001/2002, camisola alternativa
Campeão nacional e vencedor da Taça e da Supertaça
A camisola do Sporting Clube de Portugal na temporada 2002/2003
A Reebok manteve a aposta do ano anterior, e a camisola deste ano é uma evolução das camisolas do ano anterior. A zona toda em branco que une o topo dos ombros às axilas manteve-se, mas mais estilizada e separada das riscas verde-brancas por um cordão preto, continuando a interromper algumas das listas. Por outro lado, nesta camisola do Sporting, as riscas verdes não são riscas verdes: na verdade, cada risca é composta por muitas risquinhas finas, intercaladas verde e pretas. Visto de longe, o efeito é de riscas de um tom verde muito escuro.
Aqui só mostramos uma camisola listada, uma Stromp, e uma alternativa. Clique aqui para ver todas as camisolas do Sporting de 2002 2003.
Sporting Clube de Portugal
2002/2003
Camisola de adulto. O símbolo é diferente do da camisola de criança. Reebok.
Com agradecimentos ao Sr. Ricardo Pereira
Sporting Clube de Portugal
2002/2003. Camisola Stromp, com o escudo de campeão nacional
Com agradecimentos a Hugo Costa
As camisolas do Sporting Clube de Portugal no ano 2003/2004
A Reebok apresentou uma camisola principal às riscas, ou seja, sem elementos a interromper as riscas Sporting, sendo a única inovação a zona junto ao colarinho em verde. O número de riscas, sete a oito (podendo ser nove se considerarmos a zona verde junto à gola), é elevado e as riscas são fininhas, mas notamos que já camisolas antigas do Sporting, nos anos 1970, apresentaram sete riscas.
Aqui só mostramos um equipamento listado, um Stromp (aliás, as Stromp deste ano são iguais às do rogério mostradas no ano seguinte, 2004/05), e um alternativo. Clique aqui para ver todas as camisolas do Sporting de 2003 2004, incluindo muitas camisolas usadas em jogo.
Sporting Clube de Portugal
2003/2004
Camisola Stromp de jogo, do Paulo Bento, mangas compridas.
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Camisolas do Sporting em 2004/2005: o "buraco branco" nas costas
Esta época marcou uma inovação terrível, que veio descaracterizar, muito, a camisola do Sporting. Por imposição externa, e com argumentos de visibilidade do número e nome do jogador, as costas passaram a ter uma zona a um só tom, neste caso, uma enorma mancha branca que faz com que as riscas não sejam riscas. Neste ano isto só aconteceu nas camisolas de jogo, ou seja usadas pelos jogadores do Sporting em campo. As réplicas continuaram a ter as riscas.
Aqui só mostramos uma camisola às riscas, uma Stromp, e uma alternativa. Clique aqui para ver o equipamento Sporting em 2004 2005.
Sporting Clube de Portugal
2004/2005. Finalista da Taça UEFA
Camisola de criança, o emblema do Clube é o normal, igual ao das camisolas de adulto
Sporting Clube de Portugal
2004/2005
Equipamento Stromp do Sporting de adulto.
Finalista da Taça UEFA
O Centenário do Sporting Clube de Portugal - a camisola Sporting
No ano em que o Sporting alcançou um século de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, a Reebok, no seu último ano de contrato, fez camisolas que são quase unanimente consideradas como sendo as melhores desde os tempos clássicos da Le Coq Sportif nos anos 1980, só voltando a haver uma camisola de beleza aproximada na época de 2011 2012.
Aqui só mostramos uma camisola às riscas e uma Stromp, já que nesta época não houve equipamento alternativo. Clique aqui para ver as camisolas do Sporting em 2005 2006, incluindo muitas camisolas de jogo.
Camisolas do Sporting em 2006/2007- Vencedor da Taça de Portugal e Supertaça
Acabado o contrato com a Reebok, nesta época foi apresentada a Puma como novo fabricante do equipamento do Sporting, depois de já o ter sido brevemente no início dos anos 1980, tendo continuado depois nos anos 2010. Fez algumas camisolas bastante inovadoras, que por isso mesmo foram bem recebidas por alguns adeptos e contestadas por outros. Em qualquer dos casos, depois das camisolas do Centenário do Sporting, perfeitas e clássicas, teria sido difícil inovar e conseguir agradar aos adeptos.
Só mostramos aqui uma camisola às riscas, um equipamento Stromp, e um alternativo. Clique aqui para ver todas as camisolas do Sporting de 2006 2007, tanto réplicas como camisolas de jogo e ainda de guarda redes.
Sporting Clube de Portugal
2006/2007 Vencedor da Taça e Supertaça
Puma. Manga comprida. Adquirida na Loja Verde.
Com agradecimentos à Sra D. Joana Pessoa
Camisolas do Sporting em 07/08: muitas riscas e um "buraco verde", uma Taça e uma Supertaça
A Puma melhorou muito a qualidade geral das suas camisolas no seu segundo ano de contrato com o Sporting. No entanto, as inovações apresentadas na camisola continuaram a levantar polémica entre os adeptos. Em particular, a camisola do Sporting em 2007/08 tinha 9 ou 10 riscas verdes, o que foi considerado exagerado, e levou à introdução da regra de que deveriam ser usadas não mais de 6 listas verdes.
Só mostramos aqui uma camisola às riscas, um equipamento Stromp, e um alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2007 2008, tanto réplicas como camisas usadas por jogadores do Sporting, e ainda de guarda-redes.
Sporting Clube de Portugal
2007/2008
Vencedor da Taça e Supertaça. Camisola adquirida na Loja Verde.
Sporting Clube de Portugal
2007/2008
Camisola Stromp de jogo do Ronny, usada na Taça da Liga 30/1/2008 contra o Penafiel. O Sporting ganhou 3-1
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Camisolas do Sporting Clube de Portugal da temporada 2008/2009
As camisolas do Sporting desta época foram simples e bonitas, à parte a manutenção do buraco verde nas costas das camisolas listadas. É de realçar a boa qualidade das camisolas principais, fabricadas em dual layer.
Só mostramos aqui uma camisola tradicional às riscas, uma camisola Stromp, e uma alternativa. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2008 2009, tanto réplicas da Loja Verde como camisolas usadas por jogadores do Sporting.
Sporting Clube de Portugal
2008/2009
Puma, patrocínio TMN. Esta deve ser a camisola do Sporting com mais riscas, tendo levado à recomendação de que as camisolas deverão ter entre 5 a 6 riscas.
Sporting Clube de Portugal
2008/2009
Camisola Stromp. A única diferença relativamente à camisola Stromp de 2009/2010 é que esta não tem patrocínios, e o nome e nº de jogador são em 2008/09 a preto e em 2009/10 a dourado. Adquirida na Loja Verde.
Sporting Clube de Portugal
2008/2009
Camisola alternativa de criança, sem sponsor. Puma. Um retorno bem vindo à tradição de camisolas alternativas brancas.
A camisola do Sporting Clube de Portugal em 2009/2010
A década acabou com uma camisola principal do Sporting que foi apelidada pelos adeptos e sócios do Clube como "a camisola do babete". Sem dúvida nenhuma inovadora, o foco de contestação maior foi de que esta camisola listada do Sporting não tem uma única risca. As riscas são interrompidas nas laterais por tecido verde, o que faz com que, em vez de riscas, se tenham rectângulos brancos inseridos em verde. Na prática, isso não se nota nas camisolas uma vez vestidas e feitas ao corpo.
Mostramos aqui apenas uma camisola listada, uma Stromp, e um equipamento alternativo. Clique aqui para ver todas as camisolas do Sporting de 2009 2010, incluindo muitas camisolas usadas em jogo.
Sporting Clube de Portugal
2009/2010
Esta camisola foi oferecida, pelo seu 70º aniversário, ao meu primo-tio Francisco Lemos, várias vezes campeão nacional pelo Sporting em duas modalidades (badminton e atletismo) entre 1956 e 1959. Está assinada pela equipa de futebol.
Sporting Clube de Portugal
2009/2010
Camisola Stromp. A única diferença relativamente à camisola Stromp de 2008/2009 é que esta tem patrocínios, e o nome e nº de jogador são em 2009/10 a dourado e em 2008/09 a preto. Adquirida na Loja Verde.