A camisola do Sporting em 2023/24: sem Stromp, mas com cinco alternativos
O Sporting continuou a usar equipamentos Nike em 2023/24. A listada foi ainda menos listada que nos dois anos anteriores, nos quais não tinha havida listas nas mangas. Nesta época, as listas também desapareceram da parte superior da camisola, de cima do peito até aos ombros.
A Nike fez um modelo bipartido branco/verde, usando um dos seus templates. Inicialmente houve alguma ideia de apresentar essa camisola, da qual houve pelo menos alguma produção, como sendo a "Stromp", mas não chegou a ser vendida.
Para compensar, houve quatro equipamentos alternativos, ou, vendo as coisas de certa maneira, cinco. Um primeiro equipamento alternativo branco foi bastante clássico e muito bem conseguido, com detalhes listas verdes muito fininhas. Por motivos de contraste, também foi usado um equipamento alternativo negro, o qual era um dos templates de linha mais baixa da Nike. Um terceiro equipamento alternativo foi o modelo CR7, que foi um enorme sucesso de vendas.
Perto do fim da época, foi apresentada uma quarta alternativa, outra camisola branca dada como de homenagem à conquista da Taça das Taças, o que não se percebeu visto que nessa conquista se usaram camisolas listadas. Terá sido um marketing creativo porque foi outro sucesso de vendas. Esta alternativa, apesar de ter sido usada em jogo, foi apresentada como sendo a camisola alternativa da época seguinte, 2024/25.
Finalmente, no último jogo do caampeonato nacional o Sporting usou um equipamento listado tri-color, com listas de igual largura verde/branco/pretas. Este equipamento foi apresentado como sendo a camisola principa da época seguinte. Acontece que o verdebranco, em relação aos equipamentos principal e Stromp do Sporting Clube de Portugal, é conservador e tradicionalista, e como tal não consideramos esta camisola como a principal. É, isso sim, um equipamento alternativo muito bonito, e que por sinal teve um sucesso de vendas enorme, tendo sido na história do Clube a camisola que mais vendeu na primeira semana - talvez ajudado pelo título de campeão, bem como o facto de não haver stock das outras camisolas na Loja Verde. Para quem estiver interessado, esta camisola não está contra os Estatutos do Sporting, os quais permitem, em princípio, tudo, inclusive camisolas vermelhas ou às listas verticais azul brancas.
Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 2022 2023
Sporting Clube de Portugal
2023/24. Camisola "Stromp" da Nike, chegou a ser fabricada mas não foi vendida
Com agradecimentos ao Sporting Portugal Shirts
Sporting Clube de Portugal
2023/24. Quarta camisola alternativa, em homenagem à conquista da Taça das Taças em 1964, apresentada no dia do jogo contra o Vitória Sport CLube, de Guimarães, 21 de abril de 2024. Esta camisola foi apresentada como sendo a alternativa de 2024/25, mas, tendo sido usada em jogo em 2023/24, merece o seu lugar na página correspondente.
Sporting Clube de Portugal
2023/24. Quinta camisola alternativa da época. Foi apresentada no jogo de consagração da conquista do 24º Campeonato Nacional, contra o Chaves a 18 de maio de 2024, como sendo o equipamento principal da época seguinte, 2024/25. A inovação de introduzir listas de três cores, bem como as costas a preto, foi justificada como sendo uma homenagem a Francisco Stromp. Não sendo uma camisola listada verde/branca, nem Stromp, nem totalmente branca, o verdebranco decidiu não considerar esta camisola como sendo um equipamento principal.