O equipamento Sporting em 1987/1988: a Hummel e a introdução dos patrocínios
Depois da Le Coq Sportif, a dinamarquesa Hummel tornou-se o fabricante oficial da camisola do Sporting. Sem inventar muito, os equipamentos Hummel são honestos, simples, e bonitos. Apenas as típicas marcas ao longo dos braços se diferenciam de uma camisola listada verde branca pura.
A camisola Stromp foi onde a Hummel conseguiu fugir à tradição. É algo de único, e apesar de o equipamento Stromp do Sporting feito neste ano nem ser muito feio, está demasiado fora daquilo que tem que ser o mais clássico e nobre dos equipamentos Sporting.
Essa mudança coincidiu com o aparecimento de patrocínios nas camisolas. A partir daqui, torna-se muito mais fácil atribuir sem grandes margens de erro determinado equipamento a determinada época, com a ressalva de que na pre-época, tudo é diferente, e ainda de que no Sporting acontece muito aparecerem camisolas que fogem à norma.
O primeiro patrocinador foi a FNAC (empresa de ar condicionado, sem relação com a cadeia de media francesa). Os equipamentos do Sporting deste ano distinguem-se dos do ano seguinte, em que a publicidade também foi FNAC, pelo rectângulo de pano em que as letras FNAC estão inseridas.
Tal como com a LCS, também com a Hummel se venderam camisolas do Sporting ao público em geral. A qualidade do tecido e fabrico não é a mesma, e tendo um equipamento de jogo e uma réplica na mão, é fácil distinguir. A existência de equipamentos vendidos aos adeptos é uma importante fonte de receita para o Clube, e manteve-se em todos os anos seguintes.
Uma nota interessante é que o Sporting já tinha tido publicidade nas camisolas em 1974/75, numa digressão que fez a França nessa época.
No início das épocas 1987/88 a 1989/90, o Sporting usou várias vezes camisolas sem patrocínio. Tanto quanto saibamos, foram sem exceção camisola de mangas curtas. Camisolas Hummel de mangas compridas listadas usadas em jogo pela equipa sénior de futebol, tanto quanto saibamos, foram todas com patrocínio. Existem camisolas Hummel listadas de jogo sem patrocínio, mas tanto quanto saibamos foram usadas apenas pelas equipas da formação.
A equipa chegou a vestir equipamentos alternativos todos verdes, incluindo sem patrocínio em jogos da pré-época. Foram também usados equipamentos alternativos todos brancos.
Como nota final, foram usados diversos tipos de letra na númeração, incluindo números do tipo da Hummel e números de outro tipo.
Sporting Clube de Portugal
1987/1990
100. Equipamento sem sponsor, que evoluiu à epoca entre FNAC e Nissan. O verde é semelhante ao das Le Coq Sportif
Sporting Clube de Portugal
1987/1990
Camisola sem sponsor, que evoluiu à epoca entre FNAC e Nissan. A marca Hummel está sobre uma risca verde.
Sporting Clube de Portugal
1987/1988
Equipamento do Sporting de jogo com patrocínio FNAC, o primeiro patrocinador do Sporting
Com agradecimentos a #O_Leão_Do_Atlântico
Sporting Clube de Portugal
1987
Camisola de jogo, do Oceano. Este modelo, sem patrocínio, foi usado na pré-época, no Campeonato Nacional, na Taça de Honra e na Taça das Taças em 1987, até 30 de setembro inclusive.
Sporting Clube de Portugal
1987. Camisola de jogo do Tony Sealy, trocada com Arnold Koreimann no jogo Swarovski Tirol (Áustria) - Sporting de 30-09-1987, 2ª mão da 1ª Eliminatória da Taça das Taças. O Sporting perdeu 2-4 mas passou visto que tinha ganho 4-0 em Alvalade
Sporting Clube de Portugal
1987/88. Camisola contrafeita muito bonita
Com agradecimentos aos amigos colecionadores Luís Gomes e Rui Pedro
O equipamento Stromp que não é Stromp
Esta foi a época em que a Hummel introduziu equipamentos Stromp que não são realmente equipamentos Stromp. A metade esquerda, verde, é feita de risquinhas verticais verdes mas de tom diferente. Isto é diferente do que aconteceu por ex. em 1984/85 com a Le Coq Sportif, em que a aparente diferença de cor verde era devida apenas à disposição do tecido. O pior é a metade direita, que deveria ser branca, mas que na realidade é feita de risquinhas verticais brancas intercaladas com risquinhas verticais verdes. O efeito é bonito, mas isto não é um equipamento Stromp.
Sporting Clube de Portugal
1987/1988
Equipamento Stromp de jogo de mangas compridas, do Fernando Mendes
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Sporting Clube de Portugal
1987/1988
Equipamento Stromp de jogo de mangas curtas
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Sporting Clube de Portugal
1987/1988
Equipamento Stromp de jogo de mangas curtas, jogador desconhecido, da Hummel
Equipamentos alternativos em 1987/88: verde vintage
Até 1996, os Estatutos do Sporting determinavam que o equipamento alternativo seria ou o Stromp, ou todo verde ou todo branco. A Hummel adoptou o verde clássico, fazendo camisolas muito bonitas. As camisolas de jogo tinham em geral a gola branca, em bico e sem abas.
Sporting Clube de Portugal
1987/1988
Equipamento alternativo todo verde, da Hummel. Um clássico! Esta camisola é uma réplica que na altura se vendia aos adeptos
Sporting Clube de Portugal
1987/88. Camisola Hummel alternativa verde, sem patrocínio. Usada em dois jogos, um particular e um do Campeonato. Provavemente do Oceano
Com agradecimentos a Luís Costa
Equipamentos de guarda-redes em 1987/88
Este modelo de camisola de guarda-redes da Hummel foi usado em várias épocas. No entanto, sem patrocínio, sabemos que foi usado no início de época 1987/88, em jogos particulares. Por exemplo contra o Bétis a 5 de Agosto de 1987, em que o Damas foi o guarda-redes titular e Rui Correia o suplente.
Sporting Clube de Portugal
1987/88, já tivemos esta camisola identificada como sendo do Rui Correia, que também usou este modelo, mas foi do Damas, que a ofereceu a Carlos Manuel Restolho, guarda-redes do Campomaiorense, que então a usou no Campomaiorense
Com agradecimentos a Zé Garrancho