Sporting - Equipamento do Sporting nos anos 1990 - verde branco
Mostra-se aqui a evolução do equipamento de futebol do Sporting Clube de Portugal durante a década de 1990. Está aqui o equipamento do Sporting listado, Stromp, alternativo, e de guarda-redes, de jogo (que têm em geral muitas diferenças em geral às replicas), e réplicas (os normais equipamentos ou camisas comprados por ex. na Loja Verde do Sporting).
Só a partir da época de 1995/1996 é que cada número passou a ser dado a jogador certo, até aí cada jogo começava com os jogadores do número 1 até ao 11.
Esta década foi difícil para os sportinguistas. Depois de vencer apenas uma taça e super-taça, chegou-se a 1999 com 17 anos de jejum do troféu máximo do futebol nacional, o Campeonato Nacional. Acabámos a década, e começámos o Século XXI, com esse título.
Equipamentos do Sporting da época 1990/1991
A década começou com mais uma mudança de fabricante, para a inglesa Umbro, apenas por dois anos. As camisolas listadas eram bonitas e simples. No entanto, a Umbro não chegou a fazer equipamentos Stromp. O equipamento alternativo era branco, com detalhes verdes na parte de cima.
O patrocinador foi os seguros Bonança nos dois anos em que a Umbro foi o fornecedor de camisolas do Sporting, escrito a azul.
Aqui só mostramos um equipamento listado e um alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 1990/91
Sporting Clube de Portugal
1990/1991
Equipamento do Sporting feito pela Umbro, patrocinador seguros Bonança. Igual ao anterior, mas de tamanho diferente, e o verde é completamente diferente
Sporting Clube de Portugal
1990/91. Camisola alternativa de jogo de Venâncio. Este modelo foi usado nesta época em dois jogos apenas
Equipamentos do Sporting da época 1991/1992
No segundo e último ano da Umbro com o Sporting, os equipamentos mantiveram-se iguais. No equipamento usado pelos jogadores, o estilo do número nas costas mudou, na maioria dos casos, o que ajuda a identificar a época. No entanto, isso nem sempre aconteceu.
Foi mais um ano, o terceiro seguido, em que não houve equipamentos Stromp. A equipa de futebol principal não chegou a usar o equipamento alternativo branco em jogos oficiais.
O patrocinador continuou a ser a seguradora Bonança, escrito também a azul.
Aqui só mostramos um equipamento listado. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 1991/92
Sporting Clube de Portugal
1991/1992
Camisola de jogo, do Luizinho, com o patrocinador Bonança em azul
Sporting Clube de Portugal
1991/1992
Equipamento alternativo branco igual aos da época anterior, usado num único jogo da pré-época de 91/92
Equipamentos do Sporting Clube de Portugal da época 1992/1993: Adidas
Depois da Umbro veio a Adidas, com equipamentos listados fantásticos, talvez apenas igualados com a camisola do Sporting do Centenário no século XXI. Estranhamente, só foi assinado contrato entre o Sporting e a Adidas um ano depois, em Agosto de 1993.
O equipamento Stromp foi usado num único jogo. O equipamento alternativo, em tons de verde, era menos empolgante. Note-se que há pelo menos três versões diferentes deste equipamento alternativo, em que a gola é diferente.
A publicidade à Água Caramulo do Presidente Sousa Cintra era bastante visível (ou intrusiva, como se preferir), principalmente nos equipamentos alternativos, por precisar de uma caixa branca para fazer contraste.
Aqui só mostramos um equipamento listado, um Stromp (foto do jogo), e um alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 1992/93
Sporting Clube de Portugal
1992/1993. Equipamento do Sporting com patrocínio Águas Caramulo. Marca Adidas, um ano antes do contrato entre o Sporting e a Adidas
Com agradecimentos a Amy Kraushaar e Marco Malaguerra
Sporting Clube de Portugal
1992. Camisola Adidas Stromp de jogo do Balakov. Modelo usado apenas num único jogo, o de apresentação aos sócios, a 1 de Agosto de 1992. O Sporting perdeu 1-2 com o PSV Eindhoven
Com agradecimentos a Pedro Silva
Sporting Clube de Portugal
1992/1993
Camisa alternativa de jogo verde, com a publicidade à Água do Caramulo muito em evidência
Com agradecimentos ao proprietário
Sporting Clube de Portugal
1992/93. Camisola alternativa branca com patrocínio Caramulo. Muito rara.
Com agradecimentos a Ivo Costa e ao site Sporting Portugal Shirts
O equipamento do Sporting na temporada 1993/1994
O fabricante dos nossos equipamentos continuou a ser a Adidas nesta época. A camisola listada continuou basicamente igual à do ano anterior, inclusive no estilo da numeração nos equipamentos de campo.
Continuando a não existir equipamentos Stromp, o Sporting usou dois equipamentos alternativos diferentes, todo branco e todo verde, em que, à parte a côr, o estilo e modelo era semelhante.
O patrocinador foi a dinamarquesa cerveja FAXE, mas a sede de vitórias não foi saciada, e continuou a seca de troféus para o futebol sénior do Clube.
Aqui só mostramos um equipamento listado e um alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 1993/94
Sporting Clube de Portugal
1993/1994
Equipamento oficial do Sporting, Adidas com patrocínio da cerveja FAXE
Sporting Clube de Portugal
1993/1994
Equipamento alternativo
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Equipamento do Sporting em 1994/1995 - vencedor da Taça de Portugal e Supertaça
No terceiro ano com a Adidas, o modelo das camisolas manteve-se igual ao dos dois anos antes, mas o patrocínio passou para o Queijo Castelões, talvez o menos condizente com o estatuto do Clube que o Sporting alguma vez teve.
Não foram usados equipamentos Stromp pela equipa principal de futebol, apenas dois equipamentos alternativos, um todo verde e outro todo branca, ambos com as três riscas da Adidas, em ondulado.
O Sporting conseguiu conquistar a Taça de Portugal, mas o campeonato nacional continou a iludir a equipa.
Aqui só mostramos um equipamento listado e um alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 1994/95
Sporting Clube de Portugal
1994/95, Vencedor da Taça e Supertaça. Não conhecemos camisolas de jogo com o número assim
Com agradecimentos ao consócio Carlos Sousa e ao Jornal Sporting pelas informações; e ao Ivo Costa
Sporting Clube de Portugal
1994/1995
Vencedor da Taça e Supertaça. Equipamento alternativo do SCP com a publicidade ao Queijo Castelões
O equipamento de futebol do Sporting na época 1995/1996
No quinto ano com a prestigiada Adidas, o Sporting continuou a ter equipamentos lindos. O patrocinador voltou a mudar, para SIC televisão a preto.
O equipamento alternativo principal voltou a ser semelhante à do ano anterior, mas em geral branco. Provavelmente no fim da época, apareceram equipamentos alternativos todos verdes já com as famigeradas riscas Adidas nas mangas, ou seja, semelhantes às equipamentos da época seguinte. A camisola Stromp continuou a primar pela ausência.
Aqui só mostramos um equipamento listado e um alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 1995/96
Sporting Clube de Portugal
1995/1996
Equipamento Sporting alternativo todo branco de jogo do Oceano.
Sporting Clube de Portugal
1995/1996
Camisola usada por Marco Aurélio no jogo da Taça de Portugal contra o Campomaiorense a 31 de Janeiro de 1996. Foi o único jogo em que este modelo foi usado. O Sporting ganhou 4-1
Sporting Clube de Portugal
1995/1996
Camisola alternativa de jogo, usada por Amunike no jogo da Taça das Taças contra o Rapid de Viena fora (o Sporting perdeu 4-0)
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Equipamento do Sporting em 1996/1997: o regresso do Stromp
Nesta época, a Adidas fez equipamentos dos mais feios da história do Sporting, por não terem riscas nas mangas, em desrespeito total pela tradição do Clube, provavelmente para realçar as três riscas da Adidas, em detrimento das riscas Sporting.
Foram usados equipamentos alternativos totalmente verdes e totalmente brancos, de modelo semelhante, diferindo apenas na cor.
De muito longe, o ponto mais positivo a realçar foi o regresso dos equipamentos Stromp, que já não se viam em Alvalade desde a época 1988/89, com a excepção do jogo de apresentação de 1992/93.
O patrocínio passou a ser a marca de telemóveis Telecel (que no século seguinte passou a Vodafone), onde estabilizou por quatro anos.
Aqui só mostramos um equipamento listado, um Stromp, e um alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 1996 1997
Sporting Clube de Portugal
1996/1997
Equipamento usado por Oceano contra o Montpellier 10 de Setembro de 1996 para a Taça UEFA (foto do jogo, que acabou 1-1).
Sporting Clube de Portugal
1996/1997
Equipamento do Sporting Stromp, do Patacas, que integrou a pré-época
O equipamento do Sporting em 97/98 - o último ano com a Adidas
Nesta época, o equipamento oficial do Sporting ficou quase igual ao ano futebolístico anterior. De facto, a única diferença é a introdução do patch da Federação Portuguesa de Futebol no ombro direito, o que fez com que o pequeno logotipo da Telecel, que antes ocupava ambos os ombros, ficasse só no ombro esquerdo.
O Sporting usou três equipamentos alternativos: o equipamento Stromp, e depois camisolas todas brancas e ainda todas verdes.
Aqui só mostramos um equipamento listado, um Stromp, e um alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 1997 1998
Sporting Clube de Portugal
1997/1998
Equipamento Sporting da Adidas, com o patrocínio da Telecel, empresa de telecomunicações antecessora da Vodafone
Sporting Clube de Portugal
1997/1998
Equipamento Stromp clássico, fabricado pela Adidas, com publicidade da Telecel
Sporting Clube de Portugal
1997/1998
Camisola alternativa de jogo, usado em campo pelo jogador do Sporting Marco Almeida.
Sporting Clube de Portugal
1997/98. Camisola alternativa preparada para Néné, modelo da Liga dos Campeões
Equipamento do Sporting na temporada 1998/1999 - a Reebok
Em 1998/1999 o Sporting voltou a ter, com a Reebok, equipamentos listados sóbrios e bonitos, como o Sporting deve ter. Ao mesmo tempo, as camisolas alternativas, que sempre tinham sido ou todas brancas ou todas verdes, começaram a incluir novas cores, em particular amarelos e pretos. O equipamento Stromp foi, como é usual, nobre e clássico.
A publicidade do patrocinador Telecel mais uma vez a preto, voltou a revelar-se razoavelmente bem integrada no equipamento.
Aqui só mostramos um equipamento listado, um Stromp, e um alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 1998 1999
Sporting Clube de Portugal
1998/1999
Equipamento listado do Sporting feito pela Reebok com o patrocinador Telecel. O emblema do Sporting é um patch bordado na camisola
Sporting Clube de Portugal
1998/1999
Equipamento do SCP Stromp usado por Patacas
Com agradecimentos ao Sr. Gonçalo Rebelo
Sporting Clube de Portugal
1998/1999
Equipamento alternativo do Sporting. Camisolas semelhantes também foram usadas nalguns jogos na época seguinte.
Sporting Clube de Portugal
1998/1999
Equipamento alternativo de jogo (Taça UEFA) preparado para Quiroga.
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
O equipamento do Sporting em 1999/2000 - finalmente Campeão Nacional
A época que começou no fim do Século 20 e acabou no princípio do Século 21 levou o Sporting de novo às vitórias. O equipamento voltou a ser a Reebok, e o patrocinador voltou a ser a Telecel.
O equipa,mento listado e a Stromp foram muito semelhantes às do ano anterior, com pequenas diferenças. O equipamento alternativo tinha uma risca na diagonal.
Aqui só mostramos um equipamento listado, um Stromp, e um alternativo. Clique aqui para ver todos os equipamentos do Sporting de 1999 2000
Sporting Clube de Portugal
1999/2000. Campeão Nacional
Foi-me oferecida uma camisola igual no Natal de 1999, que foi depois roubada do meu estendal. Esta foi comprada depois.
Com agradecimentos à Sra D. Joana Pessoa
Sporting Clube de Portugal
1999/2000. Campeão Nacional
Equipamento Stromp usado em jogo pelo jogador Marcos
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Sporting Clube de Portugal
1999/2000. Campeão Nacional
Equipamento de futebol alternativo usado pelo jogador de futebol Hanuch
Sporting Clube de Portugal
1999/2000. Campeão Nacional
Equipamento alternativo, segunda variante, de jogo, do Afonso Martins. Modelo de 1998/99
Com agradecimentos ao sportinguista João Barraca e ao Em Baixo à Direita do Fórum SCP