Sporting - fotos do equipamento do Sporting nos anos 1980 e seus jogadores
Mostramos aqui os equipamentos de jogo do Sporting Clube de Portugal dos anos 1980. Estão aqui equipamentos usados em jogo por jogadores do Sporting às riscas, Stromp e alternativas, de jogo (ou seja, usados em campo por jogadores do Sporting, ou preparados para jogadores que ou ficaram no banco ou não foram convocados), e algumas poucas réplicas (os normais equipamentos ou camisas comprados por ex. na Loja Verde do Sporting).
Não havia nesta altura números certos atribuídos a determinados jogadores, cada jogo começava com os jogadores do número 1 até ao 11. A atribuição de certa camisola a determinado jogador é difícil, baseando-se na informação prestada pela origem da camisola, que às vezes é o próprio jogador, às vezes sabendo qual o jogo em que a camisola foi usada é possível, através de fotos da época, saber quem a usou.
Enquanto que nos Estatutos de 1929 e 1947 era vincado que as riscas deveriam ter 6 cm de largura, nos estatutos de 1981 já dizia "cerca de" 6 cm. Isto veio a desaparecer posteriormente, e nos estatutos de 1996 já nada se dizia relativamente à largura das riscas.
Equipamentos do Sporting de 1980/1981: a Cosmos e a Puma
Até 1980 as camisolas não tinham marca. Nesta época o Sporting usou camisolas sem maca, mas também feitas pela Cosmos, e em 1981 o Sporting começou a ter também camisolas feitas pela Puma (que voltaria a ser o fabricante nos anos 2000), voltando depois a ter os equipamentos às riscas apenas com o emblema do Clube, pelo menos algumas de marca Cosmos. Aproximadamente na mesma altura, as camisolas, até então de algodão, começaram a ser feitas de tecidos sintéticos. Nesta época os equipamentos ainda não tinham publicidade.
Nesta época, o equipamento bipartido verde/branco, posteriormente apelidado de Stromp, não foi usado. Os equipamentos alternativos foram brancos, com a gola e os remates das mangas em verde. Com o escudo de campeão nacional, são dos mais bonitos que o Sporting alguma vez teve.
Aqui só mostramos um equipamento listado e um alternativo. Clique aqui para ver os equipamentos do Sporting da época 1980/81.
Sporting Clube de Portugal
1980/81
Equipamento do Inácio, usado no jogo contra o Cosmos a 4 de Outubro de 1980
Sporting Clube de Portugal
1980/1981
Equipamento alternativo de jogo do Bastos, de marca Cosmos
Com agradecimentos ao filho do jogador, Sr. Victor Bastos
Equipamento usado em jogo por jogadores do Sporting na época 1981/1982
Em 1981 coexistiram equipamentos fabricados pela Puma com equipamentos da marca Cosmos, e também sem marca. Provavelmente coexistiram também equipamentos em algodão com camisolas feitas em tecidos sintéticos. Não havia patrocinador.
Mais uma vez, não foram utilizados equipamentos Stromp pela equipa principal de futebol. Os equipamentos alternativos foram brancos, mas de modelo diferente dos do ano anterior. Com gola em bico sem abas, com uma risquinha verde na gola e nas mangas, foram usados em apenas dois jogos, em versões de mangas curtas (em casa contra o Rio Ave) e de mangas compridas (em casa contra o Vitória de Setúbal).
Entre 1981/82 e 1986/87 os equipamentos de guarda-redes do Sporting foram em geral fabricados pela marca alemã Uhlsport, que era na altura líder nesse segmento.
Se quer saber todas as variantes das camisolas de jogo usadas por jogadores de campo (ou seja, com excepção dos guarda-redes), temos uma página dedicada: Equipamentos de jogo do Sporting de 1981/82.
Aqui só mostramos um equipamento listado e um alternativo. Clique aqui para ver os equipamentos do Sporting da época 1981/82.
Sporting Clube de Portugal
1981/1982. Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal
Equipamento de jogo listado da Puma, usado por Virgílio na final da Taça de Portugal contra o Braga, vencida por 4-0.
Sporting Clube de Portugal
1981/1982
Equipamento alternativo Puma usado no jogo contra o Vit. Setúbal de 13 de fevereiro de 1982. Poderá ser do Ademar, mas não temos a certeza absoluta
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
O equipamento dos jogadores do Sporting em 1982/1983: Le Coq Sportif
Este foi o ano em que a Le Coq Sportif se tornou no fabricante oficial dos equipamentos Sporting, assim se mantendo até 1987/88, quando foi substituída pela Hummel. A estreia em jogo dos equipamentos Le Coq Sportif deu-se a 7 de Novembro de 1982 no jogo para a Taça de Portugal contra a União de Leiria. Antes disso, os equipamentos não tinham marca.
A Le Coq Sportif fez algumas das camisolas do Sporting mais apreciadas pelos sócios e adeptos do Clube. São considerados equipamentos clássicos, que ainda estão na memória dos sportinguistas. Isso é verdade para as camisolas listadas, e também para o equipamento alternativo, todo branco, que é assombroso. Neste primeiro ano, os equipamentos seguiam ainda um modelo mais tradicional, com golas em geral redondas.
Antes da Le Coq Sportif, foram usados equipamentos alternativos todos brancos, com gola em V sem abas. Não sabemos se houve também camisolas alternativas feitas pela Le Coq Sportif nesta época.
Aqui só mostramos dois equipamentos listados de modelos diferentes. Clique aqui para ver os equipamentos do Sporting da época 1982/83.
O equipamento Sporting de jogo na época 1983/1984
Os equipamentos do Sporting desta época são em geral fáceis de identificar, porque o colarinho é diferente dos equipamentos Le Coq Sportif das épocas seguintes. Por outro lado, a grande maioria das camisolas é de tecido sintético, mas ainda aparecem algumas em algodão. É preciso notar que também acontece muito serem usadas numa pre-época camisolas da época anterior.
Houve equipamentos alternativos brancos, mas não sabemos ainda qual o modelo exacto.
Com a Le Coq Sportif não chegou a haver patrocínio, que só apareceu bastante depois, com a Hummel.
Note-se que já existem replicas Le Coq Sportif, ou seja, camisolas compradas na loja pelos adeptos do Sporting.
Aqui só mostramos um equipamento listado e um alternativo. Clique aqui para ver os equipamentos do Sporting da época 1983/84.
Sporting Clube de Portugal
1983/84. Equipamento Le Coq Sportif, em algodão.
Com agradecimentos ao Gustavo Tomás
Sporting Clube de Portugal
1983/84. Camisola de Manuel Fernandes alternativa branca Le Coq Sportif
Com agradecimentos a Diogo SCP
Equipamento usado em jogo por jogadores do Sporting na época 1984/1985
A Le Coq Sportif começou a fazer nesta época um modelo de equipamento que ficou na memória dos sportinguistas como dos melhores de sempre, com um estilo clássico muito bonito, praticamente sem rival desde então. Isso é verdade para os equipamentos listados, e também para os equipamentos Stromp, muito bem conseguidos. Os equipamentos alternativos seguiream o verde tradicional. É possível que também tenham existido em branco, mas ainda não vimos nenhum.
O único problema é que vários dos equipamentos vestidos nesta época pelos jogadores têm o emblema do Clube, o Leão, no lado direito. Isso vai contra a tradição que manda que o leão do Sporting fique do lado esquerdo, por cima do coração. Tanto quanto saibamos, o emblema do Clube só apareceu no lado errado nesta época de 1984/85.
Aqui só mostramos um equipamento listado, um Stromp, e um alternativo. Clique aqui para ver os equipamentos do Sporting da época 1984/85.
Sporting Clube de Portugal
1982/1983 a 1984/85. Equipamento alternativo branco, usado em jogo. Estes números são usados tipicamente a partir desta época
As camisolas de jogo do Sporting Clube de Portugal na época 1985/1986
A Le Coq Sportif continuou nesta época a fazer equipamentos absolutamente fantásticos. Simples, cássicos e modernos ao mesmo tempo, com uma gola perfeita, sem publicidade: numa palavra, estas são camisolas que definem aquilo que é uma camisola do Sporting Clube de Portugal. Foram usados modelos de camisolas listadas semelhantes aos das épocas anteriores, mas também outros diferentes, sem aba na gola.
Os jogadores da equipa principal de futebol usaram equipamentos alternativos verdes e brancos. Foram também usados equipamentos Stromp, estes do mesmo modelo usado desde 1984/85.
Aqui só mostramos um equipamento listado, um Stromp, e um alternativo. Clique aqui para ver os equipamentos do Sporting da época 1985/86.
Sporting Clube de Portugal
1985/1986
Equipamento do Sporting listado usado em jogo pelo defesa direito Gabriel, com uma cor "verde Sporting" linda
Sporting Clube de Portugal
De 1984/1985 a 1986/1987
Equipamento Stromp de jogo, do Manuel Fernandes
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Sporting Clube de Portugal
1985/86. Equipamento Le Coq Sportif alternativo de mangas curtas, verde, pré-época
Com agradecimentos à Conservadora e Restauradora Lúcia Paula, do Museu Mundo Sporting, que disponibilizou as fotos
Os equipamentos do Sporting Clube de Portugal em 1986/1987: o fim da era Le Coq Sportif
Este foi o último ano em que a Le Coq Sportif fez o equipamento Sporting. Acabou assim uma das épocas mais extraordinárias da história do equipamento do Sporting Clube de Portugal. Voltaram-se a fazer equipamentos do Sporting muito bons, por ex. com a Adidas nos anos 1990, o equipamento do Centenário do Sporting, e mesmo o equipamento clássico de 2011 2012, mas a Le Coq Sportif conquistou um lugar especial na história da camisola Sporting.
Os equipamentos alternativos foram verdes, de modelo semelhante aos introduzidos na época anterior, com a gola em bico. Foram ainda usados os equipamentos Stromp iguais aos dos anos anteriores.
Aqui só mostramos alguns dos equipamentos desta época. Clique aqui para ver os equipamentos do Sporting da época 1986/87.
Sporting Clube de Portugal
Equipamento de jogo, do Litos. Estes Equipamentos Le Coq Sportif foram usados por vezes entre 1985 e 1987, e ainda na pre-época 87/88, antes da chegada das novas Hummel.
Com agradecimentos ao Portal Sporting Memória pelas informações prestadas
Sporting Clube de Portugal
Circa. 1985/86, 1986/87
Equipamento de jogo do Dú, guarda-redes dos juniores do Sporting
Com agradecimentos ao Portal Sporting Memória pelas informações
O equipamento Sporting em 1987/1988: a Hummel e a introdução dos patrocínios
Depois da Le Coq Sportif, a Hummel tornou-se o fabricante oficial da camisola do Sporting. Sem inventar muito, os equipamentos Hummel são honestos, simples, e bonitos. Apenas as típicas marcas ao longo dos braços se diferenciam de uma camisola listada verde branca pura.
O equipamento Stromp foi onde a Hummel conseguiu fugir à tradição. É bonito, mas não é um equipamento bipartido! Este Stromp não é Stromp. Foram usados em muito poucos jogos nesta época.
A equipa chegou a vestir equipamentos alternativos todos verdes, incluindo sem patrocínio em jogos da pré-época. Foram também usados equipamentos alternativos todos brancos.
Foi nesta época que apareceram definitivamente os patrocínios nos equipamentos. O primeiro patrocinador foi a FNAC, escrito num pano cozido às camisolas de jogo.
No início das épocas 1987/88 a 1989/90, o Sporting usou várias vezes camisolas sem patrocínio. Tanto quanto saibamos, foram sem exceção camisola de mangas curtas. Camisolas Hummel de mangas compridas listadas usadas em jogo pela equipa sénior de futebol, tanto quanto saibamos, foram todas com patrocínio. Existem camisolas Hummel listadas de jogo sem patrocínio, mas tanto quanto saibamos foram usadas apenas pelas equipas da formação.
Tal como com a LCS, também com a Hummel se venderam camisolas do Sporting ao público em geral.
Aqui só mostramos um equipamento listado, um Stromp, e um alternativo. Clique aqui para ver os equipamentos do Sporting da época 1987/88.
Sporting Clube de Portugal
1987/1988
Equipamento Stromp de jogo de mangas curtas, jogador desconhecido, da Hummel
A camisola do Sporting Clube de Portugal em 1988/1989
No segundo ano com a Hummel, os equipamentos listados em si mantiveram-se iguais ao ano anterior, mudando o formato do patrocinador FNAC. Por outro lado, os números nas costas são tipicamente diferentes da época anterior, mas há excepções à regra.
Os equipamentos Stromp foram iguais aos da época anterior, incluindo com o mesmo tipo de patrocínio, ou seja com FNAC sobre tira branca. Isto aconteceu num único jogo de treino, e não chegaram a ser usadas camisolas Stromp em jogos oficiais. Podem ter sido produzidos equipamentos com o novo patrocínio FNAC com as letras directamente sobre as camisolas, mas não foram usados em campo.
Os equipamentos alternativos foram todos em branco com detalhes verdes, semelhantes aos da época seguinte, com o patrocínio FNAC igual ao das camisolas listadas.
Aqui só mostramos alguns dos equipamentos desta época. Clique aqui para ver os equipamentos do Sporting da época 1988/89.
Sporting Clube de Portugal
1988/1989
Equipamento listado de jogo, do Venâncio. O patrocínio da FNAC, que antes era sobre uma tira de pano, agora são letras directamente sobre o tecido a camisola
O equipamento Sporting na época 1989/1990: sem Stromp
Mais uma vez o modelo do equipamento do Sporting se manteve igual ao da época anterior, feito pela Hummel. A maior diferença é o patrocínio, que passou a ser a Nissan.
Os equipamentos semelhantes ao Stromp usados em 1987/88 não foram usados pela equipa principal de futebol. O equipamento alternativo do Sporting Clube de Portugal nesta época foi todo branco. Na realidade, os clássicos equipamentos alternativos do Sporting são tradicionalmente ou todos verdes ou todos brancos. Apenas no fim dos anos 90 é que apareceram as inovações, com equipamentos alternativos multi-coloridos.
Aqui só mostramos um equipamento listado, e um alternativo. Clique aqui para ver os equipamentos do Sporting da época 1989/90.
Sporting Clube de Portugal
1989/1990
Equipamento de jogo do Sporting, Hummel, patrocínio Nissan, modelo de equipamento com gola de abas brancas
Sporting Clube de Portugal
1989/1990
Camisola alternativa de jogo, do Venâncio
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo