Ricardo José da Costa Andorinho
Ricardo Andorinho jogou andebol no Sporting Clube de Portugal durante practicamente uma década, entre 1994 e 2004. Extremamente influente nesta modalidade do Sporting, foi considerado um dos melhores jogadores de andebol portugueses de sempre. No Sporting ajudou a conquistar um Campeonato Nacional, quatro Taças de Portugal e duas Supertaças, e ainda medalhas de prata e bronze a representar Portugal nas camadas jovens a nível europeu e mundial. Saiu do Sporting para uma das maiores potências do andebol europeu. Deixou o andebol precocemente devido a uma lesão grave.
Quando questionado se o andebol tinha marcado a sua vida, Ricardo Andorinho declarou "a maior marca que o andebol deixou na minha vida, nada tem a ver com o andebol em si, ou seja, naquilo ao que à técnica diz respeito. Tem muito mais a ver com os relacionamentos sociais e profissionais que desenvolvi ao longo dos anos numa prática de alta competição onde todos querem ganhar mas muito poucos o farão. Foi esta cultura que me marcou e que transfiro para a minha vida do dia-a-dia de forma constante e sem me desviar. Se queremos resultados, seja naquilo que for, temos de trabalhar, muito."
Esta é uma das camisolas que usou em jogo ao serviço do Sporting. Foi oferecida por ele pessoalmente a um sportinguista que muito sabe e trabalha em prol das modalidades do Sporting, e em particular do andebol.
Encontra as camisolas de outros jogadores do Sporting aqui e todos os equipamentos do Sporting aqui.
Sporting Clube de Portugal
Andebol, 2002/2003. Camisola alternativa de jogo, do extremo esquerdo Ricardo Andorinho
Com agradecimentos ao Dr. Hugo Malcato