Camisolas alternativas do Sporting de 1998/1999 e 1999/2000
Em 1998/99 o Sporting quebrou com a tradição e introduziu camisolas alternativas arrojadas, com cores e padrões diferentes do tradicional tudo branco ou tudo verde. A primeira dessas camisolas era dividida em duas metades, com a parte de cima em preto e a metade de baixo em amarelo, com uma pequena faixa verde ao centro. Foi um grande sucesso, e desde essa época que todos os anos a camisola alternativa é uma surpresa, em geral agradável. Mostramos em baixo cinco dessas camisolas que no entanto são todas diferentes, e duas delas não são de 1998/99!
Camisolas alternativas do Sporting do final dos anos 1990: de que época são?
Sporting Clube de Portugal
Equipamento alternativo
Com agradecimentos ao sportinguista João Barraca e ao Em Baixo à Direita do Fórum SCP
Sporting Clube de Portugal
Equipamento alternativo
Com agradecimentos ao sportinguista João Barraca e ao Em Baixo à Direita do Fórum SCP
Em primeiro lugar, a diferença não está em ser de mangas curtas ou mangas compridas, que é um detalhe que neste caso não permite identificar a época, já que ambos os modelos foram feitos tanto em 98/99 como 99/00. O detalhe mais importante é o emblema usado em cada uma.
A parte central do emblema é igual nas cinco camisolas: o leão rompante dentro do escudo, com as iniciais SCP por cima. Mas a envolvente é diferente: as três primeiras camisolas são de 1998/99, em que geralmente se usou um emblema em oval, apesar de também ter havido casos em que o escudo com o leão ter sido aposto directamente sobre a camisola, sem o fundo oval, e nesse caso as inicias SCP foram a verde.
Pelo contrário, em 1999/00, o emblema foi sempre rectangular, e as duas últimas camisolas são dessa época. A primeira é de criança, e o emblema é estampado, a segunda é de adulto (e de jogo), e o emblema é bordado e cozido na camisola.
Para além disso, em 98/99 o nome Reebok não aparecia, o que estava na camisola era o logo da marca. Pelo contrário, em 99/00, a marca Reebok aparecia escrita, pelo menos nas camisolas de adulto. Na camisola de criança mostrada não aparece de todo a identificação da marca, não sabemos se isso foi assim em todas ou só em algumas.
A alternativa à alternativa: mais camisolas de 1998/99
Em 1998/99, o primeiro ano em que as camisolas alternativas foram inovadoras, os jogadores de futebol também usaram um outro modelo de camisola alternativa, classicamente todo branco. Camisolas dessas foram ainda vendidas na Loja Verde, juntamente com as alternativas principais preto/amarelas.
Sporting Clube de Portugal
1998/1999. Camisola alternativa secundária
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Sporting Clube de Portugal
1998/1999. Camisola alternativa secundária
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Note-se que, tal como nas camisolas alternativas principais, há pelo menos duas variantes do emblema leonino.
A camisola alternativa principal de 1999/2000
Como já dissemos, a partir de 99/99 a camisola alternativa mudava todos os anos. Assim, em 99/00 a camisola alternativa principal não era a bipartida preto/amarelo, mas sim um modelo quase ao estilo sul-americano (que o Liverpool também usou na mesma época), que se mostra em baixo. No entanto, camisola preta/amarela também foi usada várias vezes pelos jogadores de futebol do Sporting, não sabemos porquê. A diferença entre os dois símbolos, um estampado e o outro cozido, é ser camisola de criança ou de adulto.
Sporting Clube de Portugal
1999/2000, camisola alternativa principal, de criança
Com agradecimentos ao Sr.Gonçalo Rebelo