Camisolas de jogo do Sporting 1996/97: verdadeiras ou falsas?
As camisolas usadas em jogo por jogadores do Sporting não são a mesma coisa do que as compradas na loja. Têm toda uma importância histórica, são difícies de obter, e suscitam paixões. Assim, tornam-se objectos de colecção, geralmente mais caros do que as réplicas que qualquer adepto pode comprar. Assim, aparecem muitas falsificações à venda, mais ou menos perfeitas. Um dos métodos comuns é pegar em camisolas da loja, arranjar o nome e número de determinado jogador, e metê-lo na camisola. A partir de 97/98, também é preciso arranjar o patch da competição em questão. E claro, é preciso acertar nos detalhes. Vamos ver aqui algumas camisolas de 1996/97, o último ano em que não houve patches, sendo portanto mais simples falsificar os equipamentos. Basta ter o tipo certo de letra. Para comparação, mostramos uma camisola da época seguinte, 97/98.
Camisolas do Hadji: uma é de jogo, a outra não
Mostramos duas camisolas do Hadji, uma de 96/97 e outra de 97/98. Mostramos ainda fotos do jogo em Alvalade contra o Montpellier de 24 de Outubro de 1996. O tipo de letra do nome e número é igual nas duas do Hadji. Mas mesmo igual. Por outro lado, uma é o modelo das competições nacionais e a outra das competições europeias. Como é que sabemos isso? Simples: nas competições nacionais o patrocínio na frente era com o símbolo da Telecel em grande, com o texto por baixo, formando um quadrado, e tinha o logo da telecel nos dois ombros. Nas competições europeias, o patrocínio na frente era em linha, e não tinha patrocínio nos ombros. Acontece que este tipo de número só foi usado nas competições europeias! E foi o mesmo nas duas épocas, 96/97 e 97/98, tal como se pode ver nas fotos do jogo contra o Montpellier. Nas nacionais, era o tipo de número da Adidas, com o símbolo da Adidas. Para além disso, e sem excepção nesta época incluindo nos jogos amigáveis, as camisolas de jogo tinham um quadrado branco nas costas para meter o número (houve épocas anteriores em que isso não foi assim!), algo que comprovámos nos arquivos do Jornal Sporting. Concluindo: o equipamento de cima não é de jogo, o de baixo é.
Equipamentos do Iordanov: ambos de jogo, um deles da pré-época
Sporting Clube de Portugal
1996/1997
Com agradecimentos ao meu amigo Nuno Ruivo
Em 1996/97, os equipamentos do Sporting tinham os nomes dos jogadores nas camisolas. Isso faria pensar que a camisola de baixo não é de jogo, devido a esse detalhe. De resto, os dois equipamentos são em tudo semelhantes. Acontece que em vários jogos da pré-época foram usadas camisolas exactamente assim, e sendo a fonte da camisola boa, acreditamos que seja mesmo de jogo também. Vejam-se estas fotos do jogo amigável contra o Vasco (Brasil) realizado em Alvalade a 31 de Julho de 1996.