Equipamentos do Sporting que nunca existiram: samples rejeitados
Todos os anos, provavelmente em Dezembro ou Janeiro (mas não sabemos exactamente!), a Puma elabora diversos modelos diferentes que poderão vir a ser a camisola do Sporting na época seguinte. Temos a certeza que isso acontece com as camisolas alternativas, mas o mais provável é que seja o mesmo com os equipamentos listados e Stromp.
A Puma produz mesmo os samples, de forma mais ou menos artesanal e em números extremamente reduzidos, é comum haver costuras mal feitas ou à pressa, e detalhes que não estão 100% afinados. No fundo, trata-se de os responsáveis por estas coisas no Sporting (até 2012, a Sporting Património e Marketing, que será integrada na Sporting SAD) terem as camisolas na mão, poderem tocar-lhes e vesti-las, para verem como fica.
Dos vários modelos propostos, apenas um é escolhido, os outros são rejeitados. Até agora, não sabíamos o que acontecia a estes modelos rejeitados. Agora, continuamos a não saber. Mas descobrimos quem os tenha, e aqui estão dois deles, alternativos.
A camisola de 2007/08, num cinzento levemente acastanhado, é da época em que a verdadeira foi preta pela primeira vez na história do Sporting. O equipamento de 2008/09, em verde alface ou amarelado e gola preta, é da época seguinte, em que as camisolas alternativas verdadeiras foram todas brancas. Na nossa opinião, o Sporting fez muito bem em rejeitar estas e escolher as que escolheu, que são bem mais bonitas!
Já quando chega ao terceiro equipamento de 2008/09, achamos a variante em branco mais bonita ainda que a negra que foi realmente usada. Em 2010/11, voltaram a estar em cima da mesa variantes em preto e em branco, em ambos os casos com o ombro em verde. Acaba por ser uma questão de gosto! Em 2012/13, não sabemos decidir, porque entre laranja e violeta, não sabemos qual tem menos a ver com o Sporting.
Sporting Clube de Portugal
2006/2007. Sample da Puma, sem gola, com emblema bordado, e mais riscas
Com agradecimentos a Hugo Costa
2008/2009. Camisola de mangas compridas, protótipo rejeitado
Com agradecimentos a Hugo Costa
Sporting Clube de Portugal
2010/2011. Terceiro equipamento. Protótipo rejeitado pelo Sporting, a versão final escolhida foi em negro
Sporting Clube de Portugal
2011/2012. Camisola listada. Sample rejeitado pelo Sporting, a versão final escolhida foi muito superior
Sporting Clube de Portugal
2011/2012. Terceiro equipamento. Protótipo (muito bem) rejeitado pelo Sporting
Sporting Clube de Portugal
2011/2012. Segunda e terceira versões da camisola de teste que o Sporting não quis
Sporting Clube de Portugal
2012/2013. Camisola de teste roxa, sample da Puma nunca produzido, em violeta. Deve haver muito poucas iguais!