Duas camisolas protótipo do Sporting, 2009/10: listada e alternativa
A época 2009/10, em termos de equipamentos, ficou marcada pelas camisolas principais mais feias de que há memória. O modelo usado, com as "garras do Puma", não se adequou a uma camisola listada como a do Sporting. Os equipamentos alternativos seguiam o mesmo modelo, e à parte o verde fluorescente que quase doía a olhar, eram bonitos.
Essa foi uma época em que parece que o Clube teve alguma dificuldade em encontrar um consenso em torno do modelo final; já aqui mostrámos dois tipos de camisolas protótipo diferentes. Uma delas tinha a frase "Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa" Visconde de Alvalade (Fundador do Sporting Clube de Portugal, 1906), e para além disso os detalhes em preto eram tigrados preto/cinzento. A outra versão não tinha o tigrado, e tinha a frase mais simples "SINCE 1906". Ambas tinham muitas outras diferenças em relação ao modelo final aprovado, inclusive no tamanho e forma dos rectângulos brancos que faziam as vezes de riscas.
Uma nova versão: camisola listada de mangas compridas, tigrada
Pois conseguimos mais dois protótipos da mesma época. Um deles é semelhante ao equipamento "tigrado" de mangas curtas que já tínhamos, a grande diferença é que é de mangas compridas. Claramente, o Sporting manda fazer diferentes versões antes de avançar para a produção do modelo final.
Sporting Clube de Portugal
2009/2010
Protótipo da Puma. Equipamento de mangas compridas com muitas diferenças relativamente ao modelo final aprovado
Tigrado na manga direita e nas costas, e a célebre frase
Tal como na versão de mangas curtas, só o debruado da manga direita é que apresenta o tigrado, e a manga esquerda mantém-se em negro. Note-se que a forma do remate é diferente do modelo final vendido ao público e usado pelos jogadores. A frase do Visconde de Alvalade é um autocolante térmico transparente que tem a frase em amarelo. Sinceramente ainda bem que não foi isto que se fez na versão final! Parece uma tentativa de apelar ao orgulho sportinguista, disfarçando o facto de a camisola ser a menos "à Sporting" que alguma vez tivemos.
Um protótipo do equipamento alternativo: a frase do Visconde
Conseguimos ainda uma camisola que ainda não tínhamos visto, um protótipo do equipamento alternativo da mesma época, neste caso de mangas compridas. Esta camisola apresenta a frase do Visconde de Alvalade, também através do mesmo autocolante transparente com as letras em amarelo. Em cima do verde fluorescente, é difícil ver e não fica nada bem! Não sabemos ainda se também houve uma versão deste sample com a frase "SINCE 1906", e se há modelos de mangas curtas, mas suspeitamos que sim! Tem várias outras diferenças, por ex. os Pumas são em branco quando na versão final são a negro.
Sporting Clube de Portugal
2009/2010. Camisola protótipo, sample da Puma. Tem a frase "Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da Europa" a dourado na frente
Mangas diferentes, e de novo a frase do Visconde
Neste protótipo, não há o tigrado, até porque a camisola é toda verde. No entanto, o modelo do remate das mangas é o mesmo que o protótipo listado tem, diferente (maior e mais quadrado) do que foi depois adoptado na versão final. A frase do Visconde de Alvalade, tal como já dissemos, não se consegue ver bem. Aliás, quando comprámos a camisola não percebemos que a frase estava lá! Na foto do vendedor, que até era nítida, não se conseguia ver.
Encontra mais camisolas de teste do Sporting aqui e todos os equipamentos de 2009/10 aqui.