Terceira camisola, cor de laranja, réplica da loja mas usada em jogo pelo Miguel Lopes
Há épocas em que é difícil distinguir camisolas de jogo das réplicas vendidas aos adeptos. E depois, há épocas em que é simplesmente impossível. Uma delas é 2012/13.
Por um lado, as camisolas player issue são facilmente diferenciáveis das réplicas da loja. As réplicas têm o QR code na parte da frente em baixo, aquele rectângulo que diz "authentic licensed product / scan me / www.puma.com/football" e o símbolo 2D que é o QR code em si, no fundo um código de barras mais evoluído. As player issue não têm nada disto. Há muitas outras diferenças, mas esta é fácil de ver mesmo à distância. Na foto em baixo vemos diversos jogadores envergando equipamentos player issue.
Por outro lado, em vários jogos vários jogadores do Sporting usaram camisolas réplica! Ou seja, usaram camisolas como as que os adeptos podem comprar. Na maioria dos casos, são jogadores que chegaram mais recentemente, quase que parece que o Sporting recebeu poucas camisolas de jogo, e que as gastou no plantel inicial, fazendo versões para as competições todas, e não sobraram que chegasse para todos os novos jogadores, e assim vários acabaram a ter que vestir camisolas normais em vez de camisolas de jogo.
Mostramos em baixo uma camisola de jogo alternativa, do Miguel Lopes, que não é player issue. Para além do Miguel Lopes, sabemos que pelo menos Adrien, Elias, Boulahrouz, Rojo, Insua, e Xandão, também usaram em jogo equipamentos alternativos réplica da loja. E não sabemos se não terá havido mais, por exemplo suplentes não utilizados.
Sporting Clube de Portugal
2012/2013
Equipamento alternativo de jogo do Miguel Lopes. Modelo da camisola tal como vendido aos adeptos na Loja Verde, ou seja, não é player issue
Ou, vendo mais de perto:
Quando primeiro vimos esta camisola, pensámos ser uma falsificação, porque a verdade é que não tínhamos reparado que há jogadores do Sporting que têm andado a equipar com camisolas da loja! Mas, como de costume fomos averiguar as fotos todas que conseguimos encontrar, e por exemplo no jogo contra o Rio Ave de 2 de Fevereiro de 2013, a contar para a 17ª jornada do campeonato nacional, que perdemos ingloriamente 2-1 com dois golos na própria baliza, encontrámos esta foto em que tanto o Miguel Lopes como o Xandão vestem camisolas de loja. E a primeira foto desta página, com três jogadores a envergar player issue, é exactamente do mesmo jogo.
Para piorar a situação, o Sporting vendeu na Loja Verde camisolas player issue, tanto listadas como alternativas cor de laranja. Ora, é fácil comprar por ex. o patch da Liga e metê-lo numa camisola dessas, ficando na prática indistinguível das camisolas de jogo.
Não sabemos os porquês, mas sabemos que em 2012/13, é preciso um cuidado acrescido, porque camisolas "de jogo" podem ser fabricadas, e camisolas aparentemente "réplicas da loja" podem ter sido usadas em jogo. O Verdebranco só vai adquirir camisolas que saiba com muita certeza de onde vêm.