Camisola listada do Sporting que não foi produzida nunca. Protótipo de 2011/12
O equipamento principal do Sporting em 2011/12 foi muito bonito, o melhor que a Puma fez para o Sporting até então, de acordo com a opinião unânime dos adeptos leoninos.
A colecção Verdebranco tem bastantes protótipos feitos pela Puma para o Sporting escolher, que foram posteriormente rejeitados. Em 2007/08 e 2008/09 íamos tendo camisolas alternativas muito feias, as verdadeiramente escolhidas foram muito melhores. Em 2012/13, entre o equipamento cor de laranja com a qual o SPorting não ganhou um único jogo oficial, e a camisola violeta rejeitada, não sabemos qual é melhor. Mas em geral, o Sporting tem escolhido bem, daquilo que sabemos e conhecemos, entre as alternativas, as realmente escolhidas para produção foram as mais bonitas.
Esta camisola que mostramos agora, é claramente um protótipo para 2011/12. Isto porque, a aba da gola é igualzinha, e o corte da camisola também é exactamente o mesmo. E, tem o pin "king" de 2011/12, na manga direita. Tem é claramente muitas diferenças, quase todas para muito pior.
As outras novidades estão na página das novas camisolas da colecção. Se preferir, pode ver todas as camisolas do Sporting.
Comparação entre o protótipo rejeitado e a verdadeira camisola listada de 2011/12
Vamos ver algumas fotos mais de perto em que se vê melhor os detalhes. Em primeiro lugar, uma comparação entre o sample que não foi seleccionado, e a camisola verdadeira. A primeira coisa que salta à vista, é a gola do protótipo, que não é nada bonita com aquele triângulo. Por contraste, o corte clássico da camisola verdadeira roça a perfeição.
O segundo "não-detalhe" muito importante, é que o protótipo ainda não tem a sigla SCP por cima do emblema. Isto quer dizer que é um protótipo inicial, antes de ter sido tomada a decisão de cumprir os Estatutos do Sporting. Haveria aqui uma história para contar, mas vamos manter-nos discretos.
A terceira diferença, e a única em que o protótipo é claramente superior à camisola verdadeira, é que tem um verde muito melhor, muito mais "verde Sporting", em contraste com a cor realmente usada, que é um verde azulado que não se entende. A Puma sabe muito bem disto, o Sporting também, e que insistam numa cor que não é a nossa é incompreensível.
Detalhes do protótipo
A gola é muito feia. Mas muito feia mesma. É um motivo para agradecermos aos "leões" que então eram responsáveis por estas coisas na Sporting Património e Marketing por não terem aceitado uma coisa destas!
Por trás tem "sporting" bordado. Na versão final, ficou estampado, certamente por uma questão de custo, e também porque possivelmente faria um bocado de comichão no pescoço! Em qualquer dos casos, "sporting" com "s" pequeno é algo que não gostamos, nunca gostámos, e nunca vamos gostar. Nem bordado nem estampado nem de maneira nenhuma.
E aqui um pormenor que não é pormenor mas sim pormaior e bem grande: este picotado, que é mesmo do tecido, e que teria sido uma inovação nada bem vinda! Aliás, com o tecido na mão podemos dizer que é grosseiro, pesado, nada apropriado para uma camisola de futebol, muito menos do Sporting! De olhos fechados, o toque é mais de um pano de mesa que de uma camisola de futebol.
Finalmente, na foto em que comparamos a camisola rejeitada com a verdadeira, parecia que as riscas brancas não eram muito brancas! Mas como fotografamos em cima de um pano preto, e como se calhar se via à transparência devido ao tecido ser esburacado, fomos testar melhor. Metemos uma folha de papel por dentro da camisola, e outra por cima à esquerda. E torna-se óbvio: o branco não é branco, é esverdeado! Assim, de camisolas às riscas verde-azulado/brancas como as que temos, teríamos passado para riscas verde-Sporting/branco-esverdeado, igualmente mau!