Lettering danificado: patrocínio, nome ou número de jogador. Que fazer?
De vez em quando chegam às mãos dos colecionadores camisolas de jogo excelentes, mas que vêm danificadas, por exemplo com um patch a sair ou saído, com o nome ou número de jogador a descolar ou mesmo a faltar um pedaço, ou com algm patrocínio estragado. Aí, há várias opções. A primeira e mais simples, é deixar estar como está, não tocar. No entanto, hoje em dia também se pode mandar reparar, tornou-se mais simples desde que apareceram pessoas ou firmas especializadas nisso. É preciso ter o equipamento necessário, e conhecimentos muito bons sobre tipos de letra por cada clube em cada época, bem como sobre os materiais usados. E ainda, claro está, engenho e arte. O verdebranco tinha duas camisolas com o patrocínio Superbock em mau estado, uma do Abel e outra do Pedro Silva. Pedimos aos amigos do Throwback Sports, que mostram na sua página de Facebook muitos dos trabalhos que fazem. Mostramos aqui o antes e depois - nós achamos que ficou excelente!
Uma palavra de cautela: também é possível colocar numeração, lettering e patches de época em camisolas de loja. Nalguns casos, essas camisolas poderão aparecer algum tempo depois como camisolas de jogo. Por isso, é preciso mais do que nunca cautela com o que se compra. Buyer beware!
Sporting Clube de Portugal
2010/11, camisola alternativa preparada para Pedro Silva. Este modelo com publicidade tmn nunca foi utilizado em jogo.
Mostramos aqui os passos da reparação, primeiro a camisola do Abel e depois a do Pedro Silva, antes, durante, e após a colocação do novo lettering: