Verde Sporting Nike 2021/22
Em janeiro de 2012 mostrámos uma análise empírica do que poderia ser o "verde Sporting", isto na altura o verde das nossas camisolas andava muito azulado, o que aliás estava de acordo com o manual de normas gráficas do Sporting elaborado aquando da adoção do novo emblema do Clube. Posteriormente refizemos a análise usando pantones (com o guia formula guide fourth edition fourth printing solid coated). Depois disso parece-nos que ainda fizemos um update com camisolas da Macron de 2016. Em qualquer dos casos, com a mudança de marca para Nike, achámos que chegou a altura de fazer um novo update. Não é que tenha muito interesse. Com o Sporting campeão, já ninguém quer saber do tom de verde. Para além disso, este tem andado consensualmente bom desde o segundo ano da Macron, e quando as novas camisolas da Nike sairam também ninguém fez comentários sobre o verde, o que quer dizer que também está bom. Em qualquer dos casos, aqui vai.
Macron 2020/21 vs. Nike 2021/22
Começamos por mostrar a primeira camisola da Nike em conjunto com a última da Macron, em cima as camisolas por inteiro e em baixo um detalhe das listas verdes lado a lado. Parece claro que o verde poderá não ser exatamente igual, mas a diferença também não é grande.
Análise: pantones e photoshop
Na análise original, tínhamos usado o photoshop para analisar a cor nas três componentes RGB, ou seja, vermelho, verde e azul. Este método não é muito bom já que o resultado depende de fatores como iluminação, máquina fotográfica utilizada, etc. Iluminação, essa não podemos reproduzir, mas ainda temos a velhinha Nikon D70 e voltámos a usá-la agora. Para além disso, usámos os mesmos pantones.
Pantones Macron 2020/21 e Nike 2021/22
Mostramos primeiro as possibilidades para a camisola da Macron. A melhor aproximação é o 342C, o 3425C também não escandalizaria. Estes são os pantones que já tínhamos visto nas camisolas vintage Le Coq Sportif, em geral considerado o verde mais bonito do Sporting, e que foi o adotado, em traços gerais pelo Sporting a partir de 2015/16.
Mostramos em seguida as possibilidades para a camisola da Nike. Os Pantones 342C e 3425C também são apropriados, ou talvez ligeiramente mais claro, ou seja entre o 342C e 341C ou entre o 3425C e 3415C.
O verde Sporting em RGB
Mostramos agora a análise RGB, usando a metodologia original de janeiro de 2012. Pequenas diferenças à parte, é claro que a última camisola da Maron e a primeira da Nike não se afastam muito do verde tradicional do Sporting
Com isto ficamos contentes, com mais um artigo que desta feita não contribui absolutamente nada de útil (para além de ficar a saber que, 60 mil fotos depois, a Nikon ainda funciona), mas como já lá iam muitos anos, aqui fica.
Ver também:
O "verde Sporting" - uma análise empírica
O "verde Sporting" - uma análise em pantones
O verde da Asics vs. o verde da Puma: camisolas do Sporting de 2012/13