Camisolas de futebol - colecção verde branco
Um coleccionador, quase sempre, ao fazer uma colecção, acumula alguns objectos que não condizem totalmente com a colecção em si. Ofertas, ou aquisições que vieram junto com outras peças. Numa colecção dedicada a camisolas e equipamentos de futebol e outros desportos, semelhantes aos do SCP, é quase inevitável ficar com alguma camisola de futebol verde e branca sim, mas sem ser às riscas horizontais.
Estas são camisolas que na realidade não pertencem à colecção, visto que não são semelhantes nem à camisola tradicional do Sporting Clube de Portugal às riscas horizontais verdes e brancas, nem à camisola Stromp dividida em dois, com o lado direito branco e o esquerdo verde. Só estou interessado em equipamentos semelhantes a estes dois:
Isto dito, estas são as camisolas verde brancas que tenho na colecção, apesar de não estarem conforme ao padrão definido. Num caso, o FC Flora, até já usou riscas horizontais. Foi o departamento comercial do Clube que enviou esta, paga e bem paga, apesar de saber perfeitamente que uma camisola com riscas verticais não tinha interesse para a colecção.
Se preferir ver equipamentos do Sporting, encontra equipamentos de jogo aqui, e o novo equipamento do Sporting aqui.
Uma camisola especial: Clube Jibóias
O Clube Jiboias foi assim denominado, reza a história, em honra de uma expressão que se conta ser angolana: "dar jibóia" queria dizer causar uma grande confusão ou sarilho. O Clube Jibóias teve uma existência gloriosa nos anos 1980 enquanto clube do bairro lisboeta dos Anjos, Rua Cidade Liverpul, Rua do Zaire e Almirante Reis. Quase que chegou à 1ª Divisão, o que não conseguiu por manifesta má sorte. Hoje praticamente esquecido pelo grande público, continua vivo nas memórias dos jogadores, e fica imortalizado com esta camisola oferecida pelo ponta de lança, o radialista Miguel Peixoto.
Clube Jiboias
O Clube Jibóias foi um dos grandes clubes de bairro de Lisboa nos anos 1980. Camisola usada em jogo por Miguel Peixoto, raríssima e preciosa
Com agradecimentos ao jogador
Bangkok Glass FC
Tailândia. Esta camisola só fica semelhante à do Sporting vista de lado, portanto na realidade não pertence à colecção. Mas foi-me gentilmente enviada da Tailândia, portanto aqui está!
http://www.bangkokglassfc.com/
Com agradecimentos a Tom Wartig e Andrea Post
Deutscher Fussball Bund
2012/2013. Camisola da Alemanha para o Campeonato da Europa de Futebol 2012, listada verde/verde
Com agradecimentos a Katrin Knappik, Andre Runge, e Tom Wartig
Uma camisola especial: Dínamo de Dresden em verdebranco
O Dynamo Dresden foi fundado a 12 de Abril de 1953, e é o clube mais importante da Saxónia. Tem os fãs mais temidos em toda a Alemanha, e são também os mais fiéis, com assistências médias a chegar aos 20.000 mesmo quando esteve na Terceira Divisão alemã. As suas cores tradicionais são o amarelo e preto, mas por vezes usa o verde branco, as cores da Casa Real saxã. Chegou a usar camisolas às riscas verde brancas, mas os ~adeptos não gostaram e exigiram o retorno ao amarelo e preto, as cores dos seus dentes e dos seus pescoços.
Sportgemeinschaft Dynamo Dresden e.V.
Estado Livre da Saxónia. Camisola alternativa de 2012/13, em verde branco
Com agradecimentos a Tom Wartig e Andrea Post
FC Flora
Estónia. Em anos anteriores o Flora usou camisolas semelhantes à do Sporting. Esta foi comprada ao clube, com espera de mais de um ano, e no fim enviaram a camisola da nova época.
2012/2013. Equipamento de jogo de uma equipa de basquetebol de minis. Em cores de verde e branco. A Gil Vicente chegou a ter equipamentos listados verde/brancos, há muitas décadas atrás
Kasetsart University F.C.
Tailândia
http://www.ku.ac.th/aboutku/english/
Com agradecimentos ao Sr. Falk
Uma camisola especial: Portugal
Foi um paladino do Imperador quem ofereceu esta camisola ao Verdebranco! É uma preciosidade, de quando Portugal foi à Albânia jogar contra a selecção local, e obteve quase no fim uma vitória importantíssima para se qualificar para o Mundial de 2010. Está assinada por muitos dos jogadores que participaram nesse jogo.
Portugal
2004/06, camisola alternativa assinada por jogadores da selecção nacional que jogou na Albânia 6 de Junho de 2009
Com agradecimentos a Marco Malaguerra (Paladino do Imperador entre os infiéis)
Royal Thai Army F.C.
Thailand
http://en.wikipedia.org/wiki/Royal_Thai_Army_F.C.
Com agradecimentos ao Sr. Falk
2018/19. Camisola de futebol do Clube Oriental de Lisboa
Com agradecimentos a Miguel Peixoto
Sporting Lesbians Football Club
Camisola de jogo deste clube fundado em 2007, marca Nike. Modalidade desconhecida, mas houve clubes de hóquei em campo e de FIFA com este nome. Patrocínio Stroh, marca austríaca de rum
Sportvereinigung Deutsche Volkspolizei
Miniatura 2018. Este clube fundado em 1950 deu lugar ao SV Dynamo, ou seja o Dynamo de Dresden, cujos fãs são conhecidos por gostarem de redecorar os lugares que visitam
Com agradecimentos a Tom Wartig e Andrea Post